Como explicar a vitória fácil da Alemanha sobre a seleção brasileira por 7x1 durante a Copa do Mundo e que posteriormente conduziu a Alemanha ao título mundial? Pode-se dar muitas explicações, mas pelo menos uma delas é aplicada ao mundo dos negócios: A Alemanha utilizou os dados disponíveis como diferencial competitivo na melhoria da equipe.
Durante o período de preparação da Alemanha os movimentos dos atletas foram capturados por diversas câmeras, sua pulsação e respiração era coletada por sensores, sendo analisados, tudo em tempo real, e disponibilizados aos técnicos e preparados físicos através de dispositivos móveis.
De forma análoga, no mundo dos negócios, tem-se uma diversidade de dados internos e externos ao alcance, dados como comportamento de vendas, de clientes na web, de funcionários, de fornecedores, de regras governamentais, que equivalem aos capturados pelas câmeras nos estádios e sensores nos atletas, e que esses mesmos dados podem ser transformados em informações que vão muito além das existentes nos simples relatórios emitidos pelos sistemas de gerência empresarial. Contudo, na maior parte das vezes, a informação acessível aos gestores de empresas é de apenas algumas planilhas e relatórios, dando-lhe visão apenas de uns poucos setores dentro de sua empresa e olhando na dimensão tempo, de uns poucos meses no passado e poucos dias no futuro, vistos de forma turva e com poucos detalhes.
A boa aplicação de tecnologias de Business Inteligence e Big Data pode mudar essa realidade. Essas tecnologias trabalham de forma a transformar dados em informações importantes que podem ser utilizadas como diferencial competitivo. Soluções baseadas nestas tecnologias permitem responder em curto espaço de tempo perguntas do tipo: O que aconteceu? O que está acontecendo agora? Por que aconteceu? O que pode acontecer? E o que deve-se fazer? As respostas a estas perguntas no tempo certo podem levar a empresa a uma maior capacidade de competitividade frente aos seus concorrentes. Tal conclusão leva à pergunta “Como sua empresa vê a informação e o que tem feito a respeito?”.
No exemplo do time da Alemanha, vencedor da copa do mundo de 2014, as informações foram coletadas, processadas, analisadas e disponibilizadas nos níveis estratégicos, táticos e operacionais, para que todos pudessem realizar melhorais em tempo real, ou aplicando ao mundo dos negócios,no tempo que estamos vendendo e vendo nosso cliente e antes que ele vá embora e percamos oportunidades de negócio.
Autores: Lázaro e Aélida Oliveira
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