Pular para o conteúdo principal

COMO SUA EMPRESA VÊ A INFORMAÇÃO?

Como explicar a vitória fácil da Alemanha sobre a seleção brasileira por 7x1 durante a Copa do Mundo e que posteriormente conduziu a Alemanha ao título mundial? Pode-se dar muitas explicações, mas pelo menos uma delas é aplicada ao mundo dos negócios: A Alemanha utilizou os dados disponíveis como diferencial competitivo na melhoria da equipe.
Durante o período de preparação da Alemanha os movimentos dos atletas foram capturados por diversas câmeras, sua pulsação e respiração era coletada por sensores, sendo analisados, tudo em tempo real, e disponibilizados aos técnicos e preparados físicos através de dispositivos móveis.

De forma análoga, no mundo dos negócios, tem-se uma diversidade de dados internos e externos ao alcance, dados como comportamento de vendas, de clientes na  web, de funcionários, de fornecedores, de regras governamentais, que equivalem aos capturados pelas câmeras nos estádios e sensores nos atletas, e que esses mesmos dados podem ser transformados em informações que vão muito além das existentes nos simples relatórios emitidos pelos sistemas de gerência empresarial. Contudo, na maior parte das vezes, a informação acessível aos gestores de empresas é de apenas algumas planilhas e relatórios, dando-lhe visão apenas de uns poucos setores dentro de sua empresa e olhando na dimensão tempo, de uns poucos meses no passado e poucos dias no futuro, vistos de forma turva e com poucos detalhes.

A boa aplicação de tecnologias de Business Inteligence e Big Data pode mudar essa realidade. Essas tecnologias trabalham de forma a transformar dados em informações importantes que podem ser utilizadas como diferencial competitivo. Soluções baseadas nestas tecnologias permitem responder em curto espaço de tempo perguntas do tipo: O que aconteceu? O que está acontecendo agora? Por que aconteceu? O que pode acontecer? E o que deve-se fazer? As respostas a estas perguntas no tempo certo podem levar a empresa a uma maior capacidade de competitividade frente aos seus concorrentes. Tal conclusão leva à pergunta “Como sua empresa vê a informação e o que tem feito a respeito?”.

No exemplo do time da Alemanha, vencedor da copa do mundo de 2014, as informações foram coletadas, processadas, analisadas e disponibilizadas nos níveis estratégicos, táticos e operacionais, para que todos pudessem realizar melhorais em tempo real, ou aplicando ao mundo dos negócios,no tempo que estamos vendendo e vendo nosso cliente e antes que ele vá embora e percamos oportunidades de negócio.

Autores: Lázaro e Aélida Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inserção de Campo UUID via Kettle

Ao inserir campos UUID / Postgresql via Kettle é gerado a seguinte mensagem de erro: coluna "???" é do tipo uuid mas expressão é do tipo character varying.    Isso é causado devido o driver JDBC durante a fase de preparação do query definir o tipo que será passada para cada campo do tipo string. Para desativar esse comportamento pode-se acrescentar nas Options do Database Connection Parameter:  stringtype Value: unspecified Uma boa prática é duplicar a conexão ao banco para nos casos que este recurso não seja necessário manter o comportamento padrão. Referência: https://stackoverflow.com/questions/38563544/how-insert-uuid-values-in-postgresql-table-via-kettle http://jira.pentaho.com/browse/PDI-2950 https://jdbc.postgresql.org/documentation/83/connect.html

Pentaho/CDE tradução das expressões em Tabelas componente Table

O componente table do CDE é baseado no componente web DataTables. Pela documentação desse componente para traduzir as mensagens para Português recomenda-se ajustar na propriedade "language" com o seguinte conteúdo: {      "sEmptyTable" :  "Nenhum registro encontrado" ,      "sInfo" :  "Mostrando de _START_ até _END_ de _TOTAL_ registros" ,      "sInfoEmpty" :  "Mostrando 0 até 0 de 0 registros" ,      "sInfoFiltered" :  "(Filtrados de _MAX_ registros)" ,      "sInfoPostFix" :  "" ,      "sInfoThousands" :  "." ,      "sLengthMenu" :  "_MENU_ resultados por página" ,      "sLoadingRecords" :  "Carregando..." ,      "sProcessing" :  "Processando..." ,      "sZeroRecords" :  "Nenhum registro encontrado" ,      "sSearch" :  "Pesquisar" ,

Inserindo um Gráfico em um Tooltip de outro Gráfico no Pentaho

Eu trabalho com Pentaho mas sou admirador de outras Ferramentas de BI. Compreendo que as empresas e instituições adotam esta ou aquela ferramenta por motivos de facilidade, cultura, equipe, financeiro ou outros.  Gosto de examinar em especial o Tableau. Recentemente vi um tutorial onde era demonstrado como inserir um gráfico dentro de um Tooltip de um outro gráfico. Achei a idéia muito interessante e me propus a tentar fazer o mesmo usando o Pentaho. Bem vamos lá... Para construção desse efeito usaremos: O Pentaho Server Community; Ctools  CDE - Editor de dashboards; Ctools CCC  - Biblioteca  de gráficos; Ctools CGG - Exportador dos gráficos que permite o aceso ao gráfico em formato PNG ou SVG; Quando pronto o efeito fica dessa forma: Para Fonte de dados utilizei o conjunto de dados SteelWheels que vem com o Pentaho. Defini duas consultas MDX, uma para o primeiro gráfico e outra para o Gráfico do Tooltip: SalesForLine (Gráfico 1): WITH SET [~ROWS] AS     Or